Voltar
amplie seus horizontes
27/7/2023

Como ter uma vida plena

Aprenda a conectar-se com o momento presente

Na correria do dia a dia é fácil esquecer que cada momento é único e que a qualidade dos nossos pensamentos pode determinar a nossa satisfação com a vida em geral.

Encontre a atenção plena

Você está atento ou sua cabeça está cheia? E como você percebe a diferença? A mente é uma ótima ferramenta para a resolução de problemas, mas não é tão boa em se estabelecer no agora. 

Na maioria das vezes, a mente está vagando no passado ou no futuro, em vez do presente. Isso significa que está cheia de pensamentos, histórias e narrativas que não têm necessariamente nada a ver com o que realmente está acontecendo no momento. 

Em alguns casos, ficamos presos em histórias que nem sequer são baseadas na realidade. A atenção plena pode oferecer alívio a uma mente ocupada, embora seja necessária uma intenção consciente e a prática regular. Quer aprender a incorporar o mindfulness no seu dia-a-dia? Você está no lugar certo.

O que é mindfulness

Mindfulness é a prática de focar suavemente sua consciência no momento presente repetidas vezes. Envolve concentrar-se em sensações para enraizar seu corpo no aqui e agora. Pode ser praticado durante a meditação formal ou durante as atividades cotidianas, como cozinhar, limpar ou caminhar. 

Por outro lado, uma mente cheia significa que você não está enraizado no momento presente. É da natureza da mente pensar, analisar e descobrir as coisas. Esse é o seu trabalho. Isso significa que, deixada à própria sorte, ela buscará constantemente novos estímulos, novas coisas para pensar e novas maneiras de verificar a realidade. 

A prática da atenção plena é uma maneira de treinar a mente para se estabelecer no momento presente. É como se tornar um guia para seus pensamentos, em vez de deixá-los no controle. 

Com essa prática, podemos reduzir a ansiedade e o estresse, aumentar nossa concentração e melhorar a capacidade de aprendizado e memória, além de contribuir para o nosso bem-estar físico e emocional.

Voltar
ao topo